Dito Silva

Dito Silva

A cada hora e meia, em média, uma queimada é registrada no Paraná. Em 2019, esse tem sido o cenário com o qual o Corpo de Bombeiros tem se deparado. Antes mesmo do fim de março, as estatísticas do Sistema Digital de Dados Operacionais da corporação (SYSBM-CCB) apontam que o número de incêndios ambientais registrados neste começo de ano já supera o total do primeiro trimeste do ano passado.
Até o dia de ontem, às 15 horas (quando foi feita a consulta ao SYSBM-CCB), os bombeiros já haviam registrado em todo o estado um total de 1.306 ocorrências desse tipo. O número aponta para uma alta de 57,16% na comparação com os três primeiros meses de 2018, quando foram notificados 831 casos de incêndio em vegetação no Paraná.
Com a chegada do outono (que teve início no último dia 20) e a proximidade do inverno, a tendência é que, por conta da estiagem, haja um aumento nos focos de queimadas.
Desde janeiro de 2015, por exemplo, o Paraná registrou um total de 38.884 incêndios (média de 25 por dia). O mês de abril é o quarto com mais ocorrências, com 4.096 no período analisado (10,5% do total), enquanto maio fica em quinto lugar, com 2.478 registros (6,4% do total).
É no inverno (que neste ano se iniciará em 21 de junho e seguirá até 23 de setembro), contudo, que se concentram a maior parte das ocorrências: julho lidera, com 6.950 (17,9%), seguido por agosto (6.087 ou 15,7%) e setembro (5.927, ou 15,2%). Para evitar novos focos de incêndio, os bombeiros recomendam não jogar lixo em terrenos baldios, não soltar balões e não jogar bitucas de cigarro perto de rodovias, principalmente em regiões com mata. Além disso, caso alguém presencie outra pessoa colocando fogo sem autorização, deve ligar imediamente para o telefone 193 e fazer uma denúncia – há equipes disponíveis 24 horas por dia para atender as demandas.
“Provocar incêndios sem a devida autorização, seja em florestas ou em centros urbanos, é considerado crime ambiental, e pode gerar multa e detenção de até quatro anos”, afirma a capitã do Corpo de Bombeiros do Paraná, Rafaela Diotalevi.
Incêndios ambientais no Paraná

2019*: 1.306
2018: 8.854
2017:10.869
2016: 10.708
2015: 7.147
TOTAL: 38.884

* Até 25/03, às 15 horas

Incêndios ambientais por mês
(dados de janeiro de 2015 a março de 2019)

TOTAL: 38.884
Janeiro: 2.227 (5,72%)
Fevereiro: 2.004 (5,15%)
Março: 2.218 (5,70%)
Abril: 4.096 (10,53%)
Maio: 2.478 (6,37%)
Junho: 2.316 (5,96%)
Julho: 6.950 (17,87%)
Agosto: 6.087 (15,65%)
Setembro: 5.927 (15,24%)
Outubro: 1.443 (3,71%)
Novembro: 1.387 (3,57%)
Dezembro: 1.751 (4,50%)

Fonte: Sistema Digital de Dados Operacionais do Corpo de Bombeirosdo Paraná (SYSBM-CCB)

Rodolfo Luis Kowalski

Os voos comerciais da Azul Linhas Aéreas estão com novos horários a partir de abril no Aeroporto Luiz Dalcanale Filho, de Toledo. Para quem sai de Toledo com destino à capital o horário do voo de segunda a sexta-feira é 11h15 com previsão de chegada às 12h40. No domingo, a decolagem é 11h50 com chegada prevista às 13h15. Quem vem de Curitiba o horário de embarque é 9h15 e chegada 10h45, no domingo 9h45 com chegada as 11h15. Nos sábados não haverá voos, assim como no feriado do dia 19 de abril. A partir de maio devido a malha de inverno, os horários sofrerão alterações, passando a ser no período da tarde.


O Aeroporto de Toledo passou a receber voos comerciais desde o dia 9 de janeiro depois de receber reformas e ampliações. Os investimentos somam mais de R$ 4 milhões em dois anos.


Confira:

Horários - Abril - segunda a sexta

Curitiba -Toledo : 09h15-10h45

Toledo - Curitiba: 11h15-12h40

Horários - Abril - domingo

Curitiba - Toledo: 09h40 – 11h15

Toledo - Curitiba: 11h50 – 13h10

 

A campanha para coleta do lixo eletroeletrônico realizada na sexta-feira (22), em Maripá, recolheu aproximadamente 3,5 toneladas de materiais. A campanha busca incentivar a população a fazer o descarte correto dos REEE (Resíduo de Equipamentos Eletroeletrônicos) e conscientizar a população quanto aos riscos que o descarte de forma inadequada pode causar ao meio ambiente por possuírem em sua composição metais pesados altamente tóxicos.
A gestora ambiental do Coletivo Educador, Irani Moreira Kreutz, afirma que novamente a campanha teve ótima participação da comunidade maripaense. "À medida que realizamos a coleta do lixo eletrônico periodicamente no município, a população está se conscientizando de que estes materiais devem ter uma destinação correta e também estão se organizando de maneira a aguardar até a data programada para poder se desfazer dos materiais eletroeletrônicos inservíveis", ressalta. A próxima coleta está programada para o dia 22 de novembro.
A ação faz parte do Programa Maripá Sustentável e atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 que trata, entre outras finalidades, de tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis reduzindo o impacto ambiental negativo por meio da gestão de resíduos. A organização é do Coletivo Educador Municipal com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação, Cultura e Desporto.

 

"Pra Valer" será o tema da palestra que o consultor motivacional Maurício Louzada abordará na 19ª edição do Seminário da Mulher. O encontro será realizado na quinta-feira, dia 28 de março, a partir das 14 horas na Asfuca de Palotina. O evento é destinado as associadas, esposas, filhas e netas de cooperados.

Os convites podem ser retirados nas unidades da cooperativa no Paraná. As participantes também estão sendo convidadas a trazer um quilo de alimento não-perecível. As doações, serão repassadas a entidades assistenciais dos municípios da área de ação da C.Vale.

De acordo com a analista de cooperativismo, Eliza Basso, durante a recepção do evento serão comercializadas peças de artesanato confeccionadas pelas integrantes dos núcleos femininos da cooperativa. O seminário tem apoio da Basf e do Sescoop.

Foi a realizada em Brasilândia do Sul, na ASSEMBRAS, sexta-feira (22), a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento contou com a participação de autoridades municipais e regionais. O prefeito Marcio Marcolino acompanhado da primeira dama Lucélia Gimenes Marcolino, participou da abertura e destacou em seu pronunciamento a importância da participação da comunidade na área da saúde. “É um direito de cidadania, garantido pela Constituição Federal e que gera uma discussão em conjunto visando a melhoria do atendimento à população”, lembrou Marcio. A Conferência foi coordenada pela secretária municipal de Saúde, Gilcemara Simões e pela presidente do Conselho em Brasilândia do Sul, Leila Cavalcante. “Essa mobilização é fundamental para a gestão analisar as demandas e prioridades locais e formular propostas”, destacou Gilcemara. Antes do início dos trabalhos, um grupo circense de crianças e adolescentes que são assistidos pelo CRAS se apresentou. Na sequência, foram trabalhados, além do tema principal “Democracia e Saúde”, os eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento, que após aprovados serão encaminhados para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília. “Tudo transcorreu dentro da normalidade e gostaria de agradecer a todos os presentes pelo empenho entendendo que o assunto é de grande relevância”, finalizou a presidente da Conselho, Leila Cavalcante. Estiveram presentes no evento, representando a 12ª Regional de Saúde, com sede em Umuarama, Evanilde da Silva Rizzieri, Iracema de Fátima Giopato e o diretor do CISA, Nilson Manduca.

Em uma rodada com 35 gols marcados, foram conhecidos no último fim de semana, 23 e 24, as equipes classificadas para as quartas de final da Taça Pegoraro de Futebol Suíço dos Jardins Jussara e Panorama em Assis Chateaubriand. Das 30 equipes de 17 municípios que iniciaram a competição, oito seguem na briga pela premiação de R$26 mil reais aos primeiros colocados. Assis Chateaubriand com 2 representantes, Cascavel com 2, Umuarama com 1 e Brasilândia com 1, são os municípios que seguem sonhando com o título da competição.

No sábado, 23, a tarde, o Brasilândia garantiu sua vaga ao derrotar pelo placar de 2x0 o Lalesca de Umuarama. Com a vitória, o Brasilândia terá pela frente o Real Cascavel, que no último jogo do domingo, derrotou por 4x3, a Mottin Materiais Elétricos de Toledo.

A Unopar/Casas Brasil/Chopp Stell Ecobier de Assis Chateaubriand, se classificou com uma goleada de 4x1 sobre os Estofados Magalhães de Umuarama e terá pela frente o Cascavel Auto Peças, que após estar perdendo por 2x0 para o Céu Azul, virou a partida em 3x2 e garantiu sua vaga. Neste jogo, a promoção Sino Pneus, Arena Sports, Rádio Pitiguara e Jornal O Regional, elegeu o atleta Alexandre do Cascavel Auto Peças, como destaque da partida.

No domingo pela manhã, Lorena Jesuítas e Sport Goioerê empataram em 1x1 no tempo normal, porém nos pênaltis, a vitória ficou com o Goioerê, que venceu por 4x3 e fará duelo diante do China Ramal Bonito, que também nos pênaltis, derrotou a AFAU de Umuarama por 4x3. No tempo normal, as equipes empataram em 3x3.

Ainda no domingo pela manhã, a Casa e Piscina de Umuarama fez 3x2 sobre a Barão Auto Peças de Cascavel e irá enfrentar nas quartas a equipe do D’napolli, também de Cascavel, que no domingo à tarde passou pela equipe da Vidroeste de Umuarama por 2x1. Às quartas de final terão todos os jogos no domingo que vem, dia 31, com início as 14h00. Confira a programação:

A cidade de Capitão Leônidas Marques sediou na tarde do último domingo, 24, a partida de abertura do Campeonato Amador regional, promovido pela Liga de Futebol de Assis Chateaubriand. Em campo, a equipe da AMF/Comfibra Net, recebeu o time de Corbélia, em jogo válido pelo grupo B da competição.

Antes da partida, uma abertura rápida contou com presenças do secretário geral da prefeitura municipal de Capitão, Cláudio Cogo, do presidente da LIFAC, Valter Tibério e da coordenadora técnica da competição, Ivana Calisto, além de outras autoridades local. Após a execução do hino nacional, a bola rolou em jogo de bastante equilíbrio.

Apesar de ser o mandante, quem abriu o placar não foi o time da casa, mas sim o Corbélia. André fez aos 21 minutos do segundo tempo, calando a torcida da casa. Na sequencia a equipe de Capitão cresceu na partida e aos 35 minutos, Jean Carlos fez o gol de empate, dando números finais a partida. Outro destaque ficou por conta do bom público que lotou as arquibancadas do estádio João Ruth Schimidt.

A primeira rodada do amador tem sequencia no fim de semana que vem e deve sofrer alterações nos horários e datas divulgados na tabela. A partida entre Perobal e Anahy, que seria no domingo a tarde, foi antecipada para o sábado a noite, a partir das 19h30, no Estádio Beija-Flor em Perobal. Os outros dois jogos, entre Brasilândia e Jotaesse/Tupãssi e Formosa e Assis, também devem sofrer alterações, já que as quatro equipes possuem atletas envolvidos nas disputas do Suíço Regional do Jussara/Panorama em Assis, que viverá domingo suas quartas de final.

A decisão também determina a soltura do ex-ministro Moreira Franco, de João Batista Lima Filho, o Coronel Lima, apontado como operador financeiro do suposto esquema criminoso comandado por Temer, e de outros cinco alvos da Operação Descontaminação.
São eles: Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei Di Natale e Carlos Alberto Montenegro Gallo - este último, sem pedido de habeas corpus em seu nome.
Na sexta-feira, o TRF2 tinha informado que os pedidos de habeas corpus do ex-presidente Michel Temer (MDB) e de Moreira Franco (MDB) seriam julgados apenas na quarta-feira (27).
A corte também tinha informado que o caso não seria analisado monocraticamente — ou seja, apenas pelo relator — e que iria para a Primeira Turma Especializada. Agora, o julgamento do mérito dos habeas corpus foi retirado da pauta de quarta-feira.
Athié argumentou na decisão desta segunda que todos os pedidos foram feitos até 17h de sexta-feira, mas que não houve tempo hábil de tomar uma decisão ainda na semana passada. "Não tinha, assim, a menor condição de, naquela tarde, decidir com segurança", escreveu.
O desembargador diz ainda que aproveitou o fim de semana para ler todos os documentos. Na quarta, a Primeira Turma Especializada julgaria o caso.
"Ao examinar o caso, verifiquei que não se justifica aguardar mais dois dias para decisão, ora proferida e ainda que provisória, eis que em questão a liberdade. Assim, os habeas-corpus que foram incluídos na pauta da próxima sessão, ficam dela retirados".
Entretanto, também diz que houve "caolha interpretação" e que a prisão foi embasada em "suposições de fatos antigos, apoiadas em afirmações do órgão acusatório, "ao qual não se nega - tem feito um trabalho excepcional, elogiável, no combate à corrupção em nosso país".
"Tem-se fatos antigos, possivelmente ilícitos, mas nenhuma evidência de reiteração criminosa posterior a 2016, ou qualquer outro fator que justifique prisão preventiva, sendo que os fatos em análise envolvem a Eletronuclear, cuja ação penal principal já este sentenciada, ora tramitando neste Tribunal, em face de apelação das partes".

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação está disponível no Diário Oficial e no novo hotsite da prova.
O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Conforme comunicado anteriormente, as inscrições deverão ser feitas de 6 a 17 de maio.
Neste ano, a taxa a ser paga será de R$ 85. Na edição de 2018, era de R$ 82. Ela deverá ser quitada entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.
Novidades na edição de 2019
Nesta edição do exame, os lanches levados pelos candidatos serão revistados. Além disso, haverá as seguintes novidades:
• novo sistema de inscrição;
• inclusão opcional de foto na inscrição;
• espaço com linhas para rascunho da redação;
• espaço para cálculos no final do caderno de questões;
• surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.
Estrutura da prova
No primeiro dia de prova, em 3 de novembro, serão aplicadas as provas de:
• linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
• duração: 5h30
No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de:
• ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
• duração: 5h
Pedidos de isenção
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição irão do dia 1º de abril ao dia 10 do mesmo mês. Assim como em 2018, esse processo será feito antes do período de inscrições para o exame. Terão direito à gratuidade:
• estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
• candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
• aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Em todos esses casos listados acima, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada. Informar dados falsos pode acarretar a eliminação no exame.
Aqueles que pleitearem a isenção saberão do resultado em 17 de abril,no site do Enem. É importante lembrar que, mesmo conseguindo esse benefício, o candidato não estará inscrito automaticamente no Enem. Ele precisará, assim como os demais, fazer a inscrição regular.
Justificativa de ausência
Caso o estudante tenha conseguido a isenção em 2018 e faltado aos dois dias de prova, precisará justificar sua ausência entre as 10h do dia 1º de abril às 23h59 do dia 10 de abril, na página oficial do Enem. Ele terá de anexar documentos que comprovem a necessidade de ter faltado à prova.
Caso a justificativa seja recusada ou sequer informada, o candidato terá de pagar a taxa de inscrição em 2019.
Cartão de confirmação
O cartão de confirmação de inscrição será disponibilizado em outubro. Ele traz dados como: número de inscrição,
• data/hora/local de prova;
• atendimento especializado e ou específico
• opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Acessibilidade
O candidato que necessitar de recursos de acessibilidade para fazer a prova deverá solicitá-lo entre os dias 6 e 17 de maio.
Atendimento especializado:
• Autismo
• Baixa visão
• Cegueira
• Deficiência auditiva
• Deficiência física
• Deficiência intelectual (mental)
• Déficit de atenção
• Discalculia
• Dislexia
• Surdez
• Surdocegueira
• Visão Monocular
Atendimento específico
• Gestante
• Idoso
• Lactante
• Estudante em Classe Hospitalar
• Outra Situação Específica
Uso do nome social
O uso de nome social deverá ser solicitado entre os dias 6 e 17 de maio.
Calendário
• Pedido de isenção: 1º a 10 de abril
• Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril
• Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
• Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
• Pedido de atendimento especial ou de uso de nome social: 6 a 17 de maio
• Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
• Inscrições: 6 a 17 de maio
• Provas: 3 e 10 de novembro

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP realizou, entre os dias 19 de janeiro a 23 de março, o Processo Assemblear 2019. Durante este período, aconteceram 45 encontros nas cidades da área de atuação da Cooperativa nos estados do Paraná e de São Paulo.

A Cooperativa alcançou marcas históricas em 2018: mais de R$ 1,6 bilhão na carteira de depósitos, com crescimento de 35% e R$ 1,7 bilhão na carteira de crédito, o que representa 37 % de incremento. As contas dos ativos totais ultrapassaram R$2,2 bilhões, indicando um crescimento de 40% comparado ao exercício de 2017 e que, somados às coobrigações, ultrapassam os R$ 2,6 bilhões de recursos administrados.

A dedicação e o trabalho dos mais de 1000 colaboradores e dos mais de 121 mil associados que depositam sua confiança na Instituição, geraram o resultado de R$ 55,4 milhões em 2018. Esses e outros números foram apresentados na Assembleia Geral Ordinária - AGO, que aconteceu no último sábado (23) em Palotina PR, cidade sede da Cooperativa. A AGO também consolidou as decisões aprovadas durante as Assembleias de Núcleo que reuniram mais de 20 mil pessoas.

Em 2018, o Sicredi ampliou sua atuação, realizou negócios e parcerias estratégicas, diversificou seus canais, investiu em tecnologia e expandiu sua base de associados com a abertura de 19 novas agências no Paraná e em São Paulo, chegando aos maiores polos financeiros da América Latina, como por exemplo a Av. Faria Lima e Av. Berrini, na capital paulista. No Paraná, iniciou as atividades em pequenos municípios como Xambrê e em comunidades como Bragantina, Distrito de Assis Chateaubriand, que não contavam com a presença de nenhuma instituição financeira. A Cooperativa encerrou o ano de 2018 com 71 agências, sendo que em 15 cidades é a única instituição financeira.

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP planeja chegar ao final de 2019 com 135 mil associados, R$ 2,1 bilhões em depósitos, R$ 2,1 bilhões na carteira de crédito e R$ 2,8 bilhões em ativos totais, abrindo 20 novas agências no Paraná e em São Paulo.

Pagina 1 de 362