Dito Silva

Dito Silva

 

Na noite de ontem (21), foi inaugurado o ponto de atendimento do Sicoob Médio Oeste em Nova Aurora um dos mais modernos da região. Várias autoridades prestigiram o evento sendo recepcionadas pelos diretores locais, regionais e centrais da cooperativa de crédito.
A unidade de Nova Aurora localizada na Praça dos Pioneiros começa forte com 110 sócios-fundadores e mais de 200 cooperados.
"A melhor parte da vida é compartilhar"
"Sicoob faça parte"

--

FOTOS: JOÃO PAULO TRICHES / JOSÉ MONTEIRO

 

Com Neymar em campo, a seleção busca o equilíbrio perdido na estreia para conseguir a primeira vitória na Copa e afastar um princípio de crise.

Reclamando de dores no tornozelo direito desde domingo (17), o jogador do Paris Saint-Germain está confirmado para o confronto com a Costa Rica, às 9h (de Brasília) desta sexta (22), em São Petersburgo.

Depois de apenas empatar na primeira rodada diante da Suíça, por 1 a 1, Tite e os jogadores tentam controlar o nervos para evitar um novo tropeço, o que poderia deixar a classificação ameaçada.

Brasil e Suíça somam um ponto, enquanto a Sérvia está na liderança, com três. A Costa Rica ainda não pontuou.

A busca pelo equilíbrio é agora a prioridade do time.

“Essa seleção tem condição de produzir mais e de forma equilibrada. Tivemos algumas partes que oscilaram. A ansiedade bateu forte. Apressamos demais o jogo. Quando apressa demais, o último movimento [finalização] fica impreciso. Foram 20 chutes, mas muitos para fora. Poderíamos ter feito o goleiro trabalhar mais”, disse Tite, sobre o desempenho do primeiro jogo.

Um novo tropeço fará o Brasil igualar a pior sequência sem vitórias em Copas desde 1978, quando o time perdeu as últimas duas em 74 e empatou duas no início do Mundial seguinte, na Argentina.

Agora, a seleção coleciona duas derrotas no final da Copa de 2014 —o humilhante 7 a 1 para a Alemanha e a derrota por 3 a 0 para a Holanda— e um empate obtido em Rostov.

O próprio treinador admitiu que estava ansioso na estreia.

“Aquele afã da estreia do Mundial passou. Eu também estava na expectativa .Vamos ter uma tranquilidade maior e faremos alguns ajustes de posicionamento”, disse Tite, que vai tentar a sua primeira vitória em Copas. Desde que assumiu o time nacional, em 2016, a seleção soma 17 vitórias, quatro empates e somente uma derrota.

Tite contará com Neymar, que deixou o campo reclamando de dores no tornozelo direito após o empate com os suíços. Ele ainda ficou de fora de dois treinos nesta semana.

O técnico garantiu que o camisa 10 não entrará em campo “no sacrifício”. Criticado pelos torcedores por individualismo, ele continuará com liberdade no ataque.

”Do Neymar, não vou tirar a característica do transgressor no último terço [do campo]. Quando estiver lá, vai dentro, finta, são as características do futebol brasileiro”, disse o treinador, que não fará nenhuma mudança na equipe.

Para chegar ao caminho das vitórias, os jogadores sabem que terão que rodar a bola para superar a forte marcação da Costa Rica. O adversário, que joga com uma linha de cinco defensores e outros quatro atletas foram a segunda linha, tem o mesmo estilo de atuar da Áustria, último adversário de preparação para a Copa.

Na oportunidade, a equipe encontrou dificuldade na etapa inicial, mas deslanchou no segundo tempo e venceu com sobras, por 3 a 0.

Já contra a Suíça, rival da estreia na Copa, que também tem a marcação o seu ponto forte, os jogadores brasileiros erraram demais as finalizações e forçaram em demasia o jogo pelo lado esquerdo, o que deixou a seleção capenga.

O Brasil insistiu nas jogadas pelo lado esquerdo, setor em que atuam Coutinho, Marcelo e Neymar. Quando foi ao ataque, alternou o lado da ação em apenas 14% das vezes (em geral saiu da esquerda e foi para a direita).

Um dos motivos para essa pendência para o lado esquerdo pode ser em virtude da formação do quarteto ofensivo, que jogou pouco tempo junto e possui jogadores com características de atuarem desse lado do campo.

Dos quatro jogadores que formam o quarteto, apenas Willian fica do lado direito. Gabriel Jesus joga mais centralizado, enquanto Neymar atua do lado esquerdo, e Coutinho faz a faixa central do campo com movimentos para a esquerda. Ele, inclusive, que volta para ajudar Marcelo e dar mais liberdade para Neymar.

O quarteto foi utilizado apenas duas vezes desde o início do jogo: diante da Áustria e contra a Suíça. Ele ainda jogou junto durante o segundo tempo das partidas contra Equador (25 minutos) e Colômbia (16 minutos), pelas eliminatórias, e diante da Croácia (15 minutos) em amistoso.

Nas eliminatórias, o Brasil tinha uma formação padrão com Neymar pela esquerda e Coutinho pela direita. Renato Augusto, que é um jogador mais cadenciado, jogava do lado esquerdo com Marcelo e Neymar. Com isso, Willian amargava o banco de reservas.

Pela direita, tinha Paulinho, Coutinho e Daniel Alves, não foi convocado por lesão. Escolhido como substituto, Danilo possui a jogada mais pelo fundo, enquanto Daniel também entrava pelo meio.

Em São Petersburgo, a seleção deverá contar com o apoio da maioria dos torcedores no estádio, assim como aconteceu em Rostov.

Desde quarta (21), quando desembarcou na cidade russa, a delegação brasileira é recebida com festa.

“Tem 95 minutos para fazer o jogo decisivo, ir bem, vencer e ter a possibilidade de seguir na competição. Teremos que estar muito focados. Tem que pegar esse carinho do torcedor junto com a lucidez”, disse Tite.

--

Folhapress
SÃO PETERSBURGO E SOCHI, RÚSSIA (FOLHAPRESS)

Os torcedores devem ficar atentos ao horário de funcionamento dos bancos nesta sexta-feira (22), dia de jogo contra a Costa Rica. Isso porque os bancos de todo o país vão funcionar em horário especial durante os jogos do Brasil na Copa. A orientação é do Banco Central e os estados devem seguir o horário oficial de Brasília.

Quando os jogos começarem às nove horas, o atendimento será das 13h às 17h. Se as partidas tiverem início às 11 horas, o funcionamento será dividido em duas etapas: das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. Já nos dias em que a seleção jogar às 15 horas, as agências estarão abertas das 9hs às 13hs. Aquelas pessoas que quiserem pagar suas contas, podem usar os caixas eletrônicos, o internet banking ou o aplicativo do banco no celular. O Brasil vai jogar contra a Costa Rica nesta sexta-feira (22), a partir das nove da manhã. O último jogo da primeira fase acontece no próximo dia 27, às três da tarde, contra a Sérvia.
Reportagem, Cintia Moreira

Órgãos estaduais: fechados no período do jogo, expediente depois

Prefeituras: fechadas no período do jogo, expediente depois

Escolas: podem dispensar alunos, mas terão que repor as aulas

Comércio: associações comerciais orientam que o empresário tem a liberdade de dispensar seus funcionários para assistir jogos em casa ou organizar estrutura para os colaboradores assistirem as partidas nas empresas

Quinta, 21 Junho 2018 17:02

Croácia 3x0 Argentina

A Argentina respira está por um fio de viver um de seus maiores vexames em Copas do Mundo. Melhor para Croácia, que aproveitou o nervosismo misturado com apatia do time de Lionel Messi para vencer com autoridade por 3 a 0 na nesta quinta-feira, em Nizhny Novgorod, e garantir classificação às oitavas de final pelo Grupo D. Beric abriu o placar em erro grosseiro de Caballero, Modric e Rakitic ampliaram. Sumido, Messi nada foi capaz de fazer e precisará fazer milagre para não deixar a Rússia mais cedo.

Resultados de hoje:
Dinamarca 1x1 Austrália - Grupo C
França 1x0 Peru - Grupo C
Argentina 0x3 Croácia - Grupo D

Até agora são 23 jogos, 51 gols marcados e média de 2,21 por partida
Já estão classificadas para as oitavas de finais as seleções da Rússia, Uruguai, França e Croácia
Estão eliminadas as seleções do Egito, Arábia Saudita, Peru e Marrocos

Jogos de sexta-feira 22/06/2018
9h Brasil x Costa Rica - Grupo E
12h Nigéria x Islândia - Grupo D
15h Sérvia x Suíça - Grupo E

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na etapa referente ao segundo semestre de 2018, podem ser consultados no boletim do candidato, disponível na página do programa. As instituições participantes também estão divulgando os resultados. Os aprovados têm prazo entre 22 e 28 de junho para fazer a matrícula na instituição escolhida.

Quem não tiver sido aprovado na chamada regular tem entre os dias 22 e 27 de junho para manifestar interesse em participar da lista de espera. O pedido deve ser feito na página do programa.

Nesta edição, estão sendo ofertadas, ao todo, 57.271 vagas em 68 instituições. A distribuição se dá entre oito instituições públicas estaduais – um centro universitário e sete universidades –, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 30 universidades.

O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes para vagas em instituições de educação superior com base nas notas registradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer todos os que fizeram as provas de 2017 do Enem e obtiveram nota acima de zero na redação.

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (21) a redução de 1,11% no preço da gasolina em suas refinarias. A partir desta sexta (22), o litro do combustível será vendido pela estatal por R$ 1,8634, 2 centavos a menos do que o R$ 1,8841 cobrado atualmente. As informações são da Agência Brasil.
Desde o dia 9 de junho, quando foi anunciado o último aumento no preço, a Petrobras tem mantido ou feito reduções no valor do combustível. No mês, a gasolina acumula queda de 5,27%, ou seja, de 10 centavos.

O futebol ainda não foi de uma favorita ao título, mas a França está nas oitavas de final da Copa do Mundo. Bem no primeiro tempo e irregulares no segundo, os franceses eliminaram a seleção peruana com a vitória por 1 a 0, nesta quinta-feira, em Ecaterimburgo, pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo. A jovem estrela Mbappé marcou aos 33 da etapa inicial e garantiu a vaga. Os peruanos lutaram bastante para ao menos empatar e seguirem vivos, mas não conseguiram evitar a derrota. Discreto no ataque, Guerrero perdeu a bola para Pogba no início do lance do gol. Cueva e Trauco apareceram muito pouco.

O VAR voltou a aparecer com a marcação de um pênalti - o quinto na Copa, o terceiro no Grupo C - e ajudou a Austrália a empatar com a Dinamarca em 1 a 1, nesta quinta-feira, em Samara. Com o resultado, todas as selelções seguem vivas no Grupo C, que tem França x Peru, às 12h, no complemento da segunda rodada. A Dinamarca lidera com quatro pontos, e a Austrália tem um, enquanto a França tem três e o Peru ainda não pontuou. A última rodada terá os dois jogos do Grupo C acontecendo ao mesmo tempo, às 11h (horário de Brasília) da próxima terça-feira: a Dinamarca pega a França no estádio de Lujniki, em Moscou, e a Austrália encara o Peru em Sochi.

O INSS iniciará, em 10 de julho, análises automáticas de recursos a serem enviados para julgamento nas Juntas de Recursos da Previdência, segundo o diretor de benefícios, Alessandro Ribeiro.
A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (20) pelo órgão ao MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo), que, em maio, havia recomendado às agências paulistas da Previdência o cumprimento do prazo de 30 dias para o envio dos pedidos aos órgãos julgadores.
Na ocasião, o encaminhamento dos processos levava 204 dias, em média, o equivalente a quase sete meses.
Com a mudança, que será nacional, Ribeiro estima que até 40% das reaquisições serão verificadas por computador e diretamente remetidas às juntas. Hoje, todos os processos precisam passar pela pré-análise de funcionários, para só então seguirem para julgamento.
A automatização será aplicada aos casos que não dependem da análise do processo físico ou de interpretações sobre as normas e a legislação previdenciária, conforme explica Ribeiro.
"O recurso deveria ser para discussões subjetivas sobre a análise realizada pelo funcionário do INSS que, por exemplo, considerou que não caberia a aceitação de um vínculo de emprego ou de um tempo especial", diz Ribeiro. "Mas isso acabou se desvirtuando para discussões práticas, como aquelas provocadas por segurados que simplesmente pedem a revisão de um cálculo da renda inicial que está correto."
A automatização dos recursos considerados mais simples também poderá resultar em concessões ou revisões automáticas, quando o computador identificar o erro cometido pela autarquia.
A triagem automática, porém, não excluirá o processo do julgamento nos casos em que o direito não for identificado pelo sistema.
Os pedidos de recursos continuarão a ser apresentados pela internet, no site (meu.inss.gov.br), no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Mas a presença do segurado no posto de atendimento só será exigido em casos específicos.

 

O município de Nova Aurora recebeu na última semana uma recomendação administrativa 13/2018, do Ministério Público, sobre a utilização de bebidas alcoólicas e narguiles em locais públicos e privados aberto ao público, inclusive com venda indiscriminada e facilidade de consumo tendo como potenciais usuários adolescentes e crianças.
De acordo com a recomendação “configura crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar ainda que gratuitamente, de qualquer forma a criança ou adolescente bebida alcóolica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”, isso cumprindo os artigos 81,incisos II e III de 243 da lei nº8.069/90.
Segundo ainda a recomendação, o Ministério Público recomenda ao município de Nova Aurora: Quando da expedição de alvarás de funcionamento de estabelecimentos de lazer, imponha a condicionante de colocação de cartazes advertindo da proibição de venda da bebida alcóolica e de produtos que possam causar dependências física ou psíquica a menores de 18 anos; fiscalizar os estabelecimentos comerciais, averiguando se possuem o necessário alvará de funcionamento e outras exigências previstas e ainda que promova ampla divulgação dessa recomendação, conforme recomendação em anexo.

 

Pagina 1 de 194