Dito Silva

Dito Silva

A Prefeitura de Assis Chateaubriand abriu Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de novos servidores temporários, na função de monitor, para atuarem nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). São 25 vagas que serão distribuídas entre os cinco CMEIs.

As inscrições são gratuitas, começaram nesta segunda-feira (17) e devem ser feitas até o dia 25 deste mês de junho, na Secretaria de Educação, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Para participar, não é exigida nenhuma formação profissional, sendo necessário apenas ter concluído o ensino médio e é recomendado ter aptidão por trabalhar com crianças. A idade mínima é 18 anos.

“A função do monitor é cuidar da higienização das crianças, como dar banho e trocar fralda, ajudar os professores na alimentação e nas atividades recreativas e pedagógicas, sendo imprescindível gostar e saber lidar com crianças de 0 a 3 anos de idade”, explica a secretária de Educação, Fátima Sobral, presidente da Comissão Organizadora do Processo Seletivo.

Os salários são de R$ 1.136,76 mensais, com carga horária de 40 horas semanais.

As provas serão aplicadas em data e local a ser ainda definidos pela Comissão Organizadora, levando em consideração o número de inscritos. A validade do PSS é de 6 meses, podendo ser prorrogado por mais 6 meses.

O edital com todos os detalhes foi publicado na página de Atos Oficiais do Município, na edição de sábado (15) do Jornal O Regional, e está disponível no site da Prefeitura, pelo endereço www.assischateaubriand.pr.gov.br, na página Processo Seletivo Simplificado.

Por volta das 12h de hoje (17), um jovem de 19 anos foi encontrado morto na residência da família na Rua Panamá, Jardim América, em Assis Chateaubriand. Ele cometeu o ato extremo por enforcamento. O mesmo estava sozinho em casa e assim que o fato foi descoberto foi acionado o SAMU, Polícia Militar e Polícia Civil, mas quando chegaram só constataram o óbito.
Na sequência foi chamada a Polícia Criminalística para realizar os levantamentos técnicos de investigação. Logo depois o corpo foi liberado e encaminhado para o IML onde será necropsioado e será liberado para a família providenciar os atos fúnebres.
Informações são de que “L.A.O”, sofria de depressão.

Estão abertas desde a última semana as inscrições para o concurso público e emprego público do município de Nova Aurora. As inscrições vão até dia 10 de julho. Já as provas objetivas acontecem na data provável de 11 de agosto em horários e locais a serem divulgados ainda. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fafipa, organizadora do concurso: www.fundacaofafipa.org.br.

Concurso Público 001/2019 - Estatutário

A seleção dos candidatos inscritos para o concurso público, dar-se-á por meio de prova objetiva e avaliação de aptidão física de caráter eliminatório e classificatório para os cargos gari, lavador de veículos, servente de serviços gerais e vigia. Já prova objetiva e prática será para os cargos de auxiliar de obras, auxiliar operacional centro, auxiliar operacional Marajó/Palmital, auxiliar operacional Palmitópolis, coveiro, eletricista de veículos, gari, lavador de veículos, mecânico, motorista de veículos leves, motorista de veículos pesados, operador de máquinas, pedreiro, servente de serviços gerais, vigia. Para os cargos de auxiliar de consultório odontológico e auxiliar de enfermagem será exigido prova objetiva. O edital contempla ainda vagas de ensino superior, para esses cargos é exigido prova objetiva e de títulos: advogado, analista fiscal e de tributos, contador, enfermeiro plantonista, engenheiro civil, médico 20h, médico clínico geral plantonista e técnico desportivo.

Emprego Público 002/2019 - Celetista

Também publicado na terça-feira, torna público o certamente para emprego público que é exercício do empregado público por meio de um contrato de trabalho regido pela CLT, ao contrário do serviço estatutário, que é regido pelo Estatuto dos Servidores Públicos. Para esse regime estão disponibilizadas vagas e / ou cadastro de reservas para atendente de consultório dentário e médico PSF.

A Prefeitura de Assis Chateaubriand está abrindo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de servidores municipais, na função de monitor, para atuarem nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). São 25 vagas que serão distribuídas para entre os cinco CMEIs do Município.

As inscrições são gratuitas, começam nesta segunda-feira (17) e devem ser feitas até o dia 25 deste mês de junho, na Secretaria de Educação, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Para participar, não é exigida nenhuma formação profissional, sendo necessário apenas ter concluído o ensino médio e é recomendado ter aptidão por trabalhar com crianças.

“A função do monitor é cuidar da higienização das crianças, como dar banho e trocar fralda, ajudar os professores na alimentação e nas atividades recreativas e pedagógicas, sendo imprescindível gostar e saber lidar com crianças de 0 a 3 anos de idade”, explica a Secretária de Educação, Fátima Sobral, presidente da Comissão Organizadora do Processo Seletivo.

Os salários são de R$ 1.136,76 mensais, com carga horária de 40 horas semanais.

As provas serão aplicadas em data e local a ser ainda definidos pela Comissão Organizadora, levando em consideração o número de inscritos.

A validade do PSS é de 6 meses, podendo ser prorrogado por mais 6 meses.

O edital com todos os detalhes foi publicado na página de Atos Oficiais do Município, na edição deste sábado (15) do Jornal O Regional, e está disponível no site da Prefeitura, pelo endereço www.assischateaubriand.pr.gov.br, clicando na página “Concursos”.

As operadoras de telefonia fixa e móvel terão 30 dias para apresentar uma lista com o nome de todos os consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing. A medida vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo, que também deverão, no mesmo prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações. A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No Paraná, uma lei estadual, que existe desde 2009, já veta a oferta de serviços, por telemarketing de qualquer área. “A nossa lei é mais abrangente e não fala apenas dos serviços de telefonia e TV por assinatura”, afirma Cláudia Silvano, diretora-geral do Procon-PR. Atualmente há mais de 330 mil consumidores cadastrados no serviço de Bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing.
Cláudia explica, que o Procon estadual oferece o serviço de cadastramento, pelo site do órgão, para aqueles consumidores que não querem mais serem importunados por ligações com ofertas de serviços. Para deixar de receber este tipo de ligação, basta entrar na página e preencher os dados do titular dos serviços, como CPF, RG e os números dos telefones para os quais se deseja vetar as ligações.
Os interessados podem conseguir informações no endereço www.procon.pr.gov.br. O link para o serviço está na página principal e é o primeiro do Menu central.
ANATEL
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, também, que as empresas que são objeto da decisão não poderão mais efetuar ligações telefônicas com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de telecom para os consumidores que registrarem seus números na lista nacional a ser criada.
Com essa medida, a Anatel busca garantir e acelerar a implementação de mecanismos que já haviam sido propostos pelas próprias prestadoras. Em março deste ano, elas se comprometeram a implementar, até setembro, um código de conduta e mecanismos de autorregulação das práticas de telemarketing.
A lista de “não perturbe” foi um dos mecanismos apresentados pelas teles à Agência e, durante o processo de acompanhamento do compromisso assumido por elas, a Anatel entendeu que era necessário garantir, desde já, a implementação desta ferramenta de bloqueio, sem prejuízo das outras ações apresentadas pelas empresas.
Ao mesmo tempo, a Agência decidiu acelerar a mudança das regras sobre ligações de telemarketing no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Telecomunicações. A revisão do regulamento estava prevista na Agenda Regulatória, com Consulta Pública programada para o segundo semestre deste ano. O Conselho Diretor da Anatel, contudo, determinou que os temas relativos a telemarketing sejam tratados prioritariamente, ainda antes da revisão do regulamento como um todo.
ROBÔS
Por fim, o Conselho Diretor da Agência determinou às suas áreas técnicas que estudem medidas para combater os incômodos gerados por ligações mudas e realizadas por robôs, mesmo as que tenham por objetivos vender serviços de empresas de setores não regulados pela Anatel.
Estudos de mercado estimam que pelo menos um terço das ligações indesejadas no Brasil sejam realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações, que só podem prestados por empresas reguladas pela Agência. A implementação da lista nacional de “não perturbe”, neste sentido, busca proteger o consumidor do comportamento destas empresas, e não se estende a chamadas realizadas por empresas de outros setores.
“Com a decisão de criação desta lista em 30 dias, o setor de telecomunicações se coloca na vanguarda da resolução de um problema que causa muito incômodo aos consumidores brasileiros. Mas sabemos que o problema é mais amplo e que ainda não existe uma regra federal sobre o assunto, que discipline todos os setores. Por isso, iremos estudar soluções técnicas que possam ajudar a combater o problema como um todo”, afirma Leonardo Euler de Morais, presidente da Agência.
O presidente da Anatel lembra, ainda, que o excesso de chamadas indesejadas é um problema de escala mundial. “Hoje, as ligações abusivas estão no centro das preocupações de reguladores de telecom ao redor do mundo. Estamos dialogando com eles e conhecendo suas experiências locais, para encontrarmos as melhores soluções para o problema no Brasil”.

A semana do feriado prolongado de Corpus Christi começa com tempo estável em todas as regiões do Paraná. Não há previsão de chuva para os próximos dias e o sol deve aparecer em todas as regiões desde cedo. As temperaturas seguem na mesma tendência dos últimos dias, com manhãs amenas e tardes quentes. No interior as máximas podem atingir os 30ºC. No Centro-Sul e Grande Curitiba elas ficam agradáveis.

Uma frente fria começa a atuar no extremo Sul do País nesta terça-feira (18), mas não deve progredir em direção ao Paraná, que tem previsão de dias de sol até o final de semana.

No domingo (16), a Marinha do Brasil divulgou boletim informando sobre a formação de nevoeiro esparso que cobria toda a costa brasileira desde o Rio Grande do Sul até o Litoral São Paulo, passando pelo Paraná. A mesma situação foi verificada no final de semana, com muito nevoeiro nas cidades do Litoral do Estado.

Frio
A partir da quinta-feira (20) está previsto um resfriamento na parte Sul do País. No Paraná as temperaturas começam a ter queda a partir da madrugada. No Sudoeste do Estado deve fazer mínima de 6ºC, com possibilidade de geada fraca em Palmas. Na sexta-feira as mínimas podem cair para 5ºC também no Sul do Estado.

Hoje sai o pagamento do primeiro lote da restituição Imposto de Renda deste ano, além de residuais dos exercícios de 2008 a 2018. Ainda que haja a tentação de gastar os recursos extras, a recomendação de especialistas é, em primeiro lugar, quitar dívidas pendentes. Depois, investir.

Edmundo Lopes, coordenador de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera de Niterói, lembra que a restituição é uma oportunidade para limpar o nome:

— É possível receber um bom desconto na negociação se o pagamento for à vista.

O especialista em investimento e diretor da Trader Brasil Escola de Finanças & Negócios, Flávio Lemos, concorda:

— Dificilmente se consegue um juro de investimento maior que o cobrado em dívidas. A primeira coisa é zerar cartão de crédito e o cheque especial.

Se dívidas não são um problema, deve-se aplicar a quantia. Ressaltando que a escolha da aplicação depende do perfil do investidor - conservador, moderado ou agressivo -, Lemos recomenda que, se os recursos disponíveis são inferiores a R$ 10 mil, o melhor é investir em renda fixa, que garante liquidez, ou seja, o dinheiro pode ser sacado a qualquer momento, para uma emergência.

— A poupança é o pior investimento, depois do título de capitalização. O Tesouro Selic paga a taxa básica de juros (hoje em 6,5% ao ano). Há cobrança de Imposto de Renda mas, ainda assim, mesmo se o dinheiro ficar um único mês já é vantajoso sobre a poupança. O título prefixado também é uma alternativa, em momento de perspectiva de queda de juros — explica.

Observe risco da aplicação
Outra opção são os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), títulos emitidos por bancos para financiar suas atividades. Na hora de escolher, é preciso estar atento à carência, ou seja, prazo para retirada e o risco envolvido. Entretanto, aplicações até R$ 250 mil por CPF são asseguradas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).


— Os bancos menores pagam maior taxa de juros porque o risco é mais alto. Já instituições maiores pagam menos, devido ao menor risco. É preciso saber qual é o objetivo de uso desse dinheiro para poder escolher o tipo de investimento. Uma coisa importante: quando a pessoa deixa o dinheiro em aplicações de renda fixa por menos de um mês, há cobrança de IOF, além do Imposto de Renda — ressalta Lemos.

Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e de Crédito Agrícola (LCA) são outras opções de renda fixa. Esses títulos, criados para fomentar esses setores da economia, são isentos de IR. Também contam com a garantia do FGC, mas o dinheiro deve ficar aplicado por, pelo menos, três meses.

Para quem já tem uma reserva de emergência, o dinheiro da restituição pode ser colocado em renda variável, de maior risco e volatilidade, por incluir ações.

Quem não tem intimidade com o mercado pode recorrer a um planejador financeiro na hora de montar sua carteira. Lemos sugere fundos multimercado e fundos imobiliários:

— No primeiro, a carteira é comandada por um gestor que investe o dinheiro do grupo em ações e renda fixa. No segundo caso, o fundo compra imóveis comerciais, e é possível receber um “aluguel” a cada mês. Mas são escolhas aconselháveis para clientes moderados, porque o rendimento oscila muito, como se fosse uma ação.


Para aqueles cuja restituição ainda não saiu, mas precisam de recursos, pode-se antecipar o valor juntos aos bancos. É possível obter crédito de até 100% do valor a ser restituído, com possibilidade de quitação em 2020 e taxas a partir de 1,69% ao mês.

A antecipação, no entanto, só é vantajosa quando já existe outra dívida, com juros altos, maiores.

— Isso é uma forma de empréstimo. Deve-se analisar se a taxa a ser cobrada será menor que a da dívida atual. Se for, é um bom negócio. A pessoa irá trocar a dívida mais cara por uma mais barata — diz Lopes, da Anhanguera.

Mas atenção: quem cair na malha fina será obrigado a quitar o empréstimo de qualquer forma, na data estipulada. Há ainda a possibilidade de haver alguma inconsistência na declaração e o valor devolvido pela Receita Federal ser menor do que o esperado — ou, pior, nem haver restituição.

Confira as condições de antecipação dos bancos
Caixa

Antecipa até 75% do valor da restituição. A quitação do empréstimo será debitada na conta corrente do cliente quando a restituição entrar na conta ou em 30 de dezembro de 2019. Juros a partir de 2,10% ao mês.

Banco do Brasil

Antecipa até 100% da restituição, no limite de R$ 20 mil. O pagamento ocorre na data da restituição ou em 15 de janeiro de 2020, o que ocorrer primeiro. As taxas variam conforme o perfil do cliente e o canal de contratação. Quem opta pelo aplicativo BB ou internet banking tem juros a partir de 1,79% ao mês.


Itaú Unibanco

Até 100% do valor da restituição. Os valores vão de R$ 200 a R$ 5 mil para clientes Varejo e Uniclass; ou de R$ 200 a R$ 10 mil para clientes Personnalité. Juros a partir de 1,90% ao mês.

Santander

Valor mínimo de R$ 100 e máximo de R$ 100 mil. A liquidação do empréstimo ocorre quando a restituição é creditada na conta corrente ou, no máximo, em 20 de dezembro de 2019. Juros a partir de 1,69%.

Bradesco

Antecipa até 100% da restituição, no limite de R$ 50 mil. A quitação é feita em uma única parcela, no recebimento da restituição, com data-limite de 13 de dezembro de 2019. Juros a partir de 1,79 % ao mês.

Placa América, por Mamborê; Meia Boca, por Boa Esperança; Barcelona, por Altamira do Paraná; Água de Jurema, por Iretama e Palmital 43, por Roncador. Esses são os cinco novos campeões da Copa Coamo 2019 pela regional Centro-Oeste disputada no sábado, 15 de maio, com a participação de milhares de pessoas entre cooperados e familiares, comunidade e funcionários.
Os times vencedores no Centro-Oeste estão na galeria dos 33 campeões, que representarão na grande final dia 27 de julho em Campo Mourão, na grande festa do maior evento esportivo rural do Brasil.
Decisões - Nas cinco finais de sábado em Mamborê aconteceu a única decisão por pênaltis. Após empate sem gols no tempo normal o Placa América venceu o Água da Palmeira por 3x1 e sagrou-se campeão.
Em Altamira do Paraná, título para o Barcelona com a goleada sobre o time do Garrincha por 5x1. O Palmital 43 venceu o Formoso por 3x1 em Roncador. Em Iretama, o vencedor foi Água de Jurema após fazer 1x0 diante do Bom Jardim. Com 2x0 sobre o time Santa Terezinha, o Meia Boca faturou o título da regional em Boa Esperança.
Faltam duas etapas - A Comissão Organizadora da Copa Coamo informa que faltam duas etapas para a realização das regionais em 2019. No sábado, 29 de junho os jogos da Copa Coamo serão no Centro em Pitanga, Cândido de Abreu, Palmital, Boa Ventura de São Roque e Manoel Ribas. E no fechamento da fase classificatória a última rodada será dia 6 de julho com jogos nas regionais de Campo Mourão, Peabiru, Luiziana e Araruna.
Uma grande festa - "A Copa Coamo é um jeito gostoso de viver o cooperativismo, vimos um sábado com clima agradável, milhares de pessoas e os propósitos cumpridos de integração e amizade, participando de uma grande festa do cooperativismo", afirma o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

Aconteceram neste domingo (16), os jogos de volta pela semifinal do Amador da Lifac/Taça Prefeito Franus/Palotina Esportes da Lifac. Jogando em casa Cafelândia e D´Napoli de Cascavel, venceram, mas não foi suficiente para chegar na decisão. A final do certame será entre ACEC e Perobal que tinham vantagem por terem triunfado nos jogos de ida.

Assis campeão de 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 e vice em 2016, volta a decidir a competição e Perobal chega pela primeira vez a uma final do Amador da Lifac e com a vantagem do segundo jogo em casa por ter melhor campanha geral.


D´Napoli 2x1 ACEC
No Estádio Olímpico Regional o D´Napoli, atual campeão tinha que vencer por três gols de diferença e não foi possível fazendo apenas 2x1, insuficiente para garantir a vaga já que no primeiro jogo o ACEC venceu por 3x0. Com isso o Dragão passou para a decisão.
Cafelândia 1x0 Perobal

Atual vice-campeão o Cafelândia precisa vencer por dois gols para decidir nos pênaltis, só que não foi possível fazendo apenas 1x0. Bem postado Perobal administrou a vantagem de 2x0 conseguida no jogo de ida confirmando presença na decisão.

São 32 jogos realizados, 98 gols marcados com média de 3,06 por partida.

Campanha do Perobal: 8 jogos, 16 pontos, 5 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, marcou 12, sofreu 6, saldo de + 6 gols

Campanha do ACEC: 8 jogos, 12 pontos, 3 vitórias, 3 empates e duas derrotas, marcou 17, sofreu, 11, saldo de 5 gols

Nesta segunda-feira (17), 14 concursos públicos abrem inscrições para preencher mais de 1 mil vagas. Há oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com postos em 11 estados.
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Os salários chegam a R$ 9.600,92 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que está com 34 vagas abertas para profissionais de nível superior. As inscrições terminam no dia 21 de julho, e devem ser feitas no site da organizadora do concurso.

Somente na Prefeitura de Campo Grande (MS), há 633 vagas. Os postos são para profissionais com ensino superior completo, e salários de até R$ 7.893,22. As inscrições terminam no dia 14 de julho.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Inscrições até 16/07/2019
Vagas 36
Salário máximo R$ 4.180,66
Escolaridade médio e superior
Estado Bahia

Prefeitura de Campo Grande (MS)

Inscrições até 14/07/2019
Vagas 633
Salário máximo R$ 7.893,22
Escolaridade superior
local Campo Grande
Estado Mato Grosso do Sul

Prefeitura de Ingaí (MG)

Inscrições até 17/07/2019
Vagas 46
Salário máximo R$ 6.498,89
Escolaridade fundamental, médio e superior
local Ingaí
Estado Minas Gerais

Prefeitura de Piracicaba (SP)

Inscrições até 04/07/2019
Vagas 55
Salário máximo R$ 4.186,41
Escolaridade médio e superior
local Piracicaba
Estado São Paulo

Prefeitura de São Simão (SP)

Inscrições até 17/07/2019
Vagas 9
Salário máximo R$ 3.079,02
Escolaridade médio e superior
local São Simão
Estado São Paulo

Prefeitura de Teixeiras (MG)

Inscrições até 18/07/2019
Vagas 47
Salário máximo R$ 2.800,00
Escolaridade fundamental, médio e superior
local Teixeiras
Estado Minas Gerais

Prefeitura de Vicência (PE)

Inscrições até 28/06/2019
Vagas 48
Salário máximo R$ 2.500,00
Escolaridade fundamental, médio e superior
local Vicência
Estado Pernambuco

Prefeitura de Vicentinópolis (GO)

Inscrições até 19/06/2019
Vagas 43
Salário máximo R$ 2.557,74
Escolaridade fundamental e superior
local Vicentinópolis
Estado Goiás

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais

Inscrições até 07/08/2019
Vagas 40
Salário máximo R$ 5.451,65
Escolaridade superior
local Minas Gerais
Estado Minas Gerais

Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS)

Inscrições até 22/07/2019
Vagas 15
Salário máximo R$ 4.180,66
Escolaridade médio e superior
local Chapecó (SC), Realeza (PR), Laranjeiras do Sul (PR) e Passo Fundo (RS)
Estado Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Inscrições até 21/07/2019
Vagas 34
Salário máximo R$ 9.600,92
Escolaridade superior
Estado Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Inscrições até 19/06/2019
Vagas 25
Salário máximo R$ 5.786,68
Escolaridade superior
Estado Santa Catarina

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Inscrições até 28/06/2019
Vagas 39
Salário máximo
Escolaridade superior
local Arauá, Brejo Grande, Carira, Colônia Treze, Estância, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, São Domingos e São Cristóvão

Veja mais informações

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Inscrições até 23/07/2019
Vagas 10
Salário máximo R$ 4.180,66
Escolaridade médio e superior
local Natal, Macaíba, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz
Estado Rio Grande do Norte

Fonte: G1

Pagina 1 de 435