Gilmar Bosquette

Gilmar Bosquette

 

Seleção espanhola envolve adversário, finaliza 17 vezes, mas só consegue furar o bloqueio iraniano com Diego Costa. Irã tem gol anulado, ensaia pressão no fim, mas não consegue empatar. O Jogo foi muito disputado e a Espanha sofreu pra conseguir seu quarto ponto na competição. No grupo B a seleção de Marrocos está eliminada e joga proxima partida apenas para cumprir tabela. Mas 3 seleções Espanha, Portugal e Irã lutam por 2 vagas. Na última rodada Portugal joga contra o Irã por um empate para se classificar, Irã precisa vencer. No outro Jogo a Espanha pega o Marrocos já eliminado mas tem de vencer pra não correr risco de ficar fora. Na classificação Portugal e Espanha tem 4 pontos, Irã 3 e Marrocos não pontuou.

 

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta semana que um paranaense morreu em decorrência de Raiva Humana contraída por mordedura de morcego. O acidente aconteceu no início de janeiro deste ano em área rural de Ubatuba, no Estado de São Paulo, e o paciente demorou a procurar atendimento de saúde.

“Desde 1987 não registrávamos casos e mortes por raiva humana”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi. Segundo ele, é importante destacar que qualquer acidente com morcegos ou animais domésticos, como gatos e cachorros, demandam a busca imediata de atendimento de saúde para evitar o agravamento e até a morte.

O jovem de 24 anos foi mordido por morcego enquanto dormia em Ubatuba, São Paulo, no dia 3 de janeiro, e não procurou atendimento imediato na cidade do interior paulista. Na volta ao Paraná, o morador de Colombo buscou a unidade de saúde no dia 15 de janeiro, quando foi prescrita a aplicação de quatro doses da vacina antirrábica. No entanto, o jovem só tomou duas doses.

No dia 19 de fevereiro, o rapaz procurou o pronto-atendimento do Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, quando foi internado já com sintomas de agravamento, como febre alta, dor toráxica, formigamento pelo corpo, dor nos nervos, entre outros. O paciente permaneceu internado, sendo transferido posteriormente para UTI e, apesar do tratamento, morreu no dia 9 de março.

VIGILÂNCIA – No momento do internamento, as equipes de vigilância epidemiológica das secretarias estadual e municipal da Saúde foram alertadas, tendo acompanhado toda investigação do caso em sintonia com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e Instituto Pasteur. Foram feitos todos os exames definidos no protocolo do Ministério da Saúde para a doença, no entanto sem a confirmação laboratorial de raiva humana.

Sem o diagnóstico laboratorial e depois de descartar outras doenças, foi confirmada a morte por raiva humana por critério clínico-epidemiológico. A decisão foi compartilhada pelas duas secretarias estaduais envolvidas e pelo Instituto Pasteur depois da confirmação de presença de anticorpo da doença no líquor (líquido que banha o cérebro e a medula).

A partir da confirmação, o secretário Nardi enviou ofício ao Ministério da Saúde notificando todo o processo de vigilância epidemiológica desenvolvido no Paraná quanto ao caso e a confirmação do diagnóstico de raiva humana. O documento também foi dirigido à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo e Instituto Pasteur.

DOENÇA – A raiva humana é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta o sistema nervoso. Estima-se que sejam registrados no mundo mais de 50 mil casos por ano, sobretudo em países da África e da Ásia. Atualmente, o estado do Pará registra casos da doença transmitida por morcegos.

A transmissão da raiva humana ocorre através do contato de um mamífero infectado com o homem. A maioria dos acidentes acontece pela mordedura de cães, gatos ou contato com morcegos. Nesses casos, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente a uma unidade de saúde para iniciar o tratamento profilático.

“Se o tratamento for realizado em tempo hábil, a possibilidade de a pessoa desenvolver a doença é mínima”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini. Segundo ela, o Paraná tem estoques suficientes de soros e vacinas para o tratamento quando necessário.

Orientações à população ao encontrar morcegos:

Evite tocar em qualquer morcego, vivo ou morto.

Os morcegos são animais de hábitos noturnos. Quando encontrados caídos ou voando de dia, podem estar doentes, com o vírus da raiva.

Ao encontrar um morcego nessas condições, ou mesmo morto, avise o serviço de saúde do seu município

O contato direto com morcegos por toque, arranhões ou mordidas é grave. Caso isso aconteça, procure a unidade de saúde mais próxima.

Mantenha seus animais de estimação, cães e gatos, com a vacina da raiva em dia.

No caso de sofrer agressão (mordedura, lambedura ou arranhões) de morcego:

Lave o ferimento imediatamente com água corrente e sabão.

Procure rapidamente uma unidade de saúde.

Faça o tratamento indicado sem faltar às vacinações.

No contato com morcego (lambedura, mordedura ou arranhão), ou no caso de acordar com o animal caído dentro do quarto de dormir, deve-se fazer a profilaxia pós-exposição com sorovacinação. Procure o serviço de Saúde para orientações.

Fonte - Bem Paraná

Foi um jogo morno, sem grandes emoções, mas o suficiente para garantir o Uruguai nas oitavas de final da Copa do Mundo. Com um gol solitário de Luis Suárez, aos 20 minutos do primeiro tempo, a Celeste venceu a Arábia Saudita por 1 a 0, em uma partida onde soube ditar o ritmo e não correu grandes perigos. Os árabes, por outro lado, lutaram bastante, mas esbarraram na limitação técnica e ficam pela fase de grupos do Mundial de 2018. 

  • 100X SUÁREZ

    Na 100ª partida de Luis Suárez com a camisa da seleção uruguaia, o camisa 9 não passou batido e deixou sua marca novamente, chegando a 52 gols. Ele é o maior artilheiro da Celeste e ainda se tornou o primeiro jogador do país a marcar em três Copas do Mundo diferentes.

  • DESTAQUERÚSSIA E URUGUAI CLASSIFICADOS

    O resultado foi magro, mas o suficiente para classificar Uruguai e Rússia às oitavas de final. Na terceira rodada, as duas equipes se enfrentam para decidir quem passa em primeiro lugar, com os russos jogando pelo empate (têm maior saldo de gols). Arábia Saudita e Egito vão jogar em caráter amistoso, com os dois já eliminados.

  • Fonte: Globo Esportes G1

A Rádio Vale Verde FM fez na manhã de hoje (20), a entrega de doações a UOPECCAN - hospital do Câncer de Cascavel. Os alimentos são arrecadados junto aos ouvintes de toda região e entregues a instituição.

O futebol é fascinante porque não precisa ser justo. Nesta quarta, Portugal talvez nem merecesse sair de campo com a vitória diante do Marrocos. Acontece que dispor de Cristiano Ronaldo faz toda a diferença. Na primeira chance (de poucas da equipe, diga-se), abriu o placar em forte cabeçada. Em inúmeras oportunidades, por outro lado, os africanos não foram capazes de marcar - por vezes, pararam no goleiro Rui Patrício. A vitória foi dramática praticamente do início ao fim, graças ao esforço dos africanos, que fizeram partida bem mais consistente que a estreia - o placar, porém, foi o mesmo. Cristiano Ronaldo, agora artilheiro isolado da Copa, com quatro gols, fez Portugal arrancar a liderança provisória das mãos do Irã e eliminou o Marrocos ainda na segunda rodada do Grupo B da Copa do Mundo. A dor da eliminação - a primeira confirmada matematicamente no Mundial - será forte para os marroquinos.

Fonte: Globo Esporte G1

Alunos da Escola Guimarães Rosa, de Assis Chateaubriand do 9º ano do periodo da tarde liderados pela professora Gisele Lopes, estiveram visitando na tarde de hoje (20), o Museu do Rádio José Costa em Jesuítas e o estúdio 1 e o estúdio 2 da Rádio Vale Verde FM. O alunos foram recepcionados pelos colaboradores Gilmar Bosquette, Valcir dos Santos e Indiane Lhong.

 

A Rádio Vale Verde FM participa hoje (20), em Cascavel do Encontro Regional da AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná em parceria com o SERT - Sindicado das  Empresas de Rádio e Televisão do Paraná.

A emissora é representada pela sua diretora geral Helena Miura da Costa e dos colaboradores Paulo Lupateli, Dito Silva, Thales Martins Ferreira e Érico Malvezi.

Diálogo e união de forças

Os Encontros Regionais são promovidos pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT/PR) com o objetivo de reunir radiodifusores em torno de debates relevantes para o setor. Ao todo serão 6 encontros, nas seguintes regiões: Londrina, Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Curitiba.

Diferencial de 2018

Os conteúdos abordados durante os Encontros Regionais serão um importante diferencial dos anos anteriores. Um dos temas principais será a Reforma Trabalhista, com informações práticas sobre as mudanças trazidas pela nova CLT.

Também serão transmitidas orientações referentes à propaganda eleitoral, apontando as modificações previstas para as eleições deste ano. Na área comercial, os radiodifusores contarão com dicas e estratégias para formação de equipe, mídia kit e técnicas para acelerar o fechamento de vendas.

O planejamento e a gestão das mídias sociais da emissora também serão tema de palestra que mostrará como o rádio pode e deve estar presente em multiplataformas e usar as redes sociais como estratégia de marketing.

 

A seleção de Senegal é a primeira equipe africana a vencer na Copa do Mundo de 2018. No último jogo da primeira rodada, a equipe senegalesa derrotou a Polônia por 2 a 1, no Estádio do Spartak, em Moscou. Com isso, divide a liderança da chave junto com o Japão em um grupo que ainda conta com a Colômbia, que perdeu pelo mesmo placar. Thiago Cionek (contra) e Niang marcaram, e Krychowiak descontou para os poloneses.

O lance que gerou reclamação por parte dos poloneses aconteceu aos 15 minutos da etapa final, no que pode se chamar de falta de sensibilidade da arbitragem. O camisa 10 polonês, Krychowiak, recuou uma bola, mas Niang, que estava fora de campo sendo atendido pelos médicos, entrou em velocidade em direção à bola, já que acabara de ser autorizado pelo árbitro Nawaf Shukralla (Bahrein). O goleiro Szczesny até que tentou sair, mas era tarde demais. Ele passou pelo camisa 1 e mandou para as redes.

Fonte: globo esportes - G1

 

A ACIAC - Associação Comercial e Industrial de Assis Chateaubriand sorteou na manhã de hoje (16), os prêmios da promoção do dia das mães e dia dos namorados. Foram sorteados 10 vales compras no valor de R$ 150 reais. 15 vales compras no valor de R$ 300 reais. 3 vales compras no valor de R$ 500 reais e uma moto BIS zero Km. 

Confira a relação dos Ganhadores:

Ganhadores de Vales compras de R$ 150 reais.

1 - Rute Crái - Comprou no Dr Roque Advogado

2 - Aparecido Vilela - Comprou na Casa dos Retalhos

3 - Devalcir Tômas - Comprou na Relojoaria Bidóia

4 - Antônia  Aparecida - Comprou na Riomar

5 - Ayné C. Gaioto - Comprou na Arena Sports

6 - Cleide Batista Silva - 

7 - Daniel da Silva - Comprou no Supermercado C Vale

8 - Paulo Henrique Galassi - Comprou no Posto do Alemão

9 - Moacir Leite - Comprou na JET construtora

10 - Anibal Alves - Comprou na Casa dos Retalhos

 

Ganahadores de vales compras de R$ 300 reais:

1 - Fabiana Nunes - Comprou na Casas Brasil

2 - João Cicero da Silva - Comprou no Supermercado Cireli

3 - Alvira Sartóri - Comprou no Supermercado Trento

4 - Silmária Vieira - Comprou no Supermercado C Vale

5 - Geralda Maria da Silva - Comprou na Comercial Amorin

6 - Briene de Souza - Comprou no Ico Cosméticos

7 - Orides dal Prá - Comprou no Supermercado C Vale

8 - Edlene P. Nascimento - Comprou na Marlene Modas

9 - Láisa C. Moreira - Comprou na Riolar

10 - Gilda Rocha Rosenfard - Comprou na Casa dos Retalhos

11 - Maria Alice Françoso - Comprou no Mercado Arapongas

12 - Emile Pereira - Comprou no Supermercado C vale

13 - Inês Aparecida Raize - Comprou no Supermercado Ideal

14 - Orezina de Pinho - Comprou na Casas Brasil

15 - Silmária Vieira - Comprou no Supermercado C Vale

 

Ganhadores de Vales compras de R$ 500 reais.

 1 - Elizandréia P. da Silva - Comprou na Muniz Calçados

 2 - Tatiane Santana Souza - Comprou na Santa Rita Calçados

 3 - Flávia Francareli Silva - Comprou na Ico Cosméticos

 

Vendedora ganhadora de R$ 500 reais

Natália - da Ico Cosméticos

 

Ganhador da MOTO BIS

ANTONIO CAVANHA - COMPROU NA AQUARELA CALÇADOS

 

OBS: Estes nomes foram extraidos dos cupons sorteados e podem ter erros de grafia ou interpretação. A lista oficial será divulgada posteriormente pela Aciac após contatos com os ganhadores.

 

 

Com um gol em cada tempo, e sem passar dificuldade, a Croácia começou bem o Mundial da Rússia ao levar a melhor sobre a Nigéria ao vencer por 2 a 0, no estádio de Kaliningrado, na abertura dos jogos no Grupo D da Copa do Mundo. Etebo (contra) e Modric foram os autores dos gols que põem croatas na liderança isolada (três pontos) e com mais conforto para enfrentar a poderosa Argentina de Messi, na próxima quinta. A Nigéria, lanterna da chave, tenta se recuperar diante da Islândia no dia seguinte.

Fonte: Globo Esportes G1

 

Pagina 1 de 7