Érico Malvezi

Érico Malvezi

 

Natalino Manoel de Souza foi condenado há três anos a serem cumpridos em regime aberto por tentativa de homicídio contra Jair Cassemiro ocorrida no dia 10 de fevereiro de 2006 por volta da meia noite em uma lanchonete na Avenida Paraná em Formosa do Oeste. O julgamento aconteceu no Fórum da Comarca e foi encerrado perto das 18h.
Conforme informações na oportunidade o réu desferiu várias facadas contra a vítima causando-lhe ferimentos graves.
Presidiu a sessão o juiz Gláucio Francisco Moura Cruvinel, atuou na acusação a promotora, Nathalie Murillo Floroschk e o advogado que defendeu o acusado foi Matheus Guilherme Bottoli da cidade de Toledo, sendo este nomeado para defender o acusado.
Natalino poderá recorrer em liberdade.

 

Em solenidade realizada na tarde de quinta-feira (20), na Sala de Reuniões da Prefeitura, o Município de Assis Chateaubriand recebeu oficialmente a escritura da área de 33.300 metros quadrados doada pelo Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) para construção de um novo Pátio de Máquinas. Localizado na região do Jardim Progresso, o terreno de 1,5 alqueires fica ao lado do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA), com acesso pelo Contorno Norte.

O acordo para transferência de propriedade já havia entre as partes, mas ainda faltavam os trâmites legais. “Inicialmente havia sido dimensionada uma área, mas foi identificado que ela não seria suficiente. Por isso, foi feito um novo mapeamento das necessidades do município e hoje conseguimos concretizar o processo com satisfação e gratidão, uma vez que, anos atrás, esse terreno nos foi cedido para instalação do CTA e agora devolvemos parte dele para esse novo projeto da Prefeitura”, comenta Klauss Dias Kuhnen, gerente jurídico do Sistema FAEP/SENAR.

No atual local onde se abriga a frota pesada do município será construído o hipermercado da C.Vale, empresa vencedora da licitação para aquisição do imóvel. O novo espaço onde será instalado o Pátio de Máquinas está localizado numa região estratégica na cidade.

“Vamos em breve começar com a terraplenagem da área e construiremos um Pátio apropriado. Nossa administração já investiu e continuará investindo pesado na compra de novos maquinários, ônibus e demais veículos para que os trabalhos na agricultura, educação e demais setores sejam feitos com eficiência. Queremos aprimorar a prestação dos serviços públicos e, para isso, precisamos de equipamentos que ofereçam condições”, destaca o prefeito de Assis, João Aparecido Pegoraro.

“Com a escritura em mãos, vamos concluir a elaboração do projeto e faremos um espaço bem organizado e melhor estruturado para abrigar nossa frota”, finaliza o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Obras, José Vieira Neto.

O ato para assinatura do documento foi acompanhado pela presidente da Câmara Municipal, Vera do Nascimento, pelos vereadores Odilo Denig, Francisco do Nascimento, Antônio Mori Filho, Regina Maura, Osmar Rinki, Luis Quemel, Mauro Adriano, Edvaldo César e Lúcia do Couto, além de diretores e dos secretários de Governo, Agricultura, Saúde e Educação, Elenise Pegoraro, José Vieira Neto, Agnaldo Vieira e Fátima Sobral, respectivamente. Também participaram assessores jurídicos da FAEP e representantes do CTA e do Sindicato Rural Patronal.
FONTE- ASSESSORIA

 

Por volta das 00h45 de hoje (21), durante um trabalho de fiscalização em frente ao posto policial rodoviário de Assis Chateaubriand, foi abordado o ônibus de linha com itinerário de Santa Maria- RS, a Palmas- TO, e durante vistoria no bagageiro externo, foram encontrados cinco volumes contendo mercadorias diversas oriundas do Paraguai.
Através das etiquetas de numeração de bagagens coladas nos volumes, foram identificados os proprietários, sendo que o passageiro W. J. M. P., de 41 anos, era proprietário de 2 volumes contendo vários HDS e também diversas memórias para computador; os outros três volumes, eram de propriedade de T. F. R., 66 anos, sendo que um volume contendo brinquedos e dois contendo produtos variados (eletrônicos, bebidas, tintas para cabelo, entre outros).
Diante dos fatos, as mercadorias, foram entregues na receita federal de cascavel para os procedimentos cabíveis.

 

 

 

Segue até o dia 25 de Setembro, a Semana Nacional do Transito, neste ano o tema “Nós somos o trânsito”. Durante o período, várias informações estão sendo divulgadas com relação ao trânsito. Em nossa região o número de carros aumentou mais do que a população. Recentemente o IBGE, divulgou dados populacionais em nossa região o que inclusive gerou criticas por parte de alguns prefeitos, onde o número de pessoas diminui e como é através destes dados que é repassado o FPM- Fundo de participação dos municípios, isso irá provocar uma diminuição das verbas repassadas.
Por outro lado, o número de veículos não caiu ao contrário cresceu. Em Assis Chateaubriand no ano de 2013 eram 20.430, neste ano 24.408, o número de habitantes diminuiu em quase 600 pessoas, mas o número de veículos aumentou 21%.
Em Jesuítas eram 5.123 em 2013, saltando para 6.207 veículos. Em termos de habitantes, houve diminuição de aproximadamente 600 pessoas e o aumento de carros foi de 21%
Dados com referência de 2013:
Formosa do Oeste tinha 4704 e atualmente tem uma frota de 5.720 veículos.
Iracema do Oeste tinha 1209 e atualmente tem uma frota de 1478.
Maripá tinha 3635 e hoje a frota é de 4394.
Nova Aurora tinha 5.313 e agora 8468.
Palotina o numero era de 19.966 e atualmente é de 24.303.
Tupãssi tinha 5022 e agora 5.948
Terra Roxa o número era de 9078 e hoje soma 11.950.
Guaíra tinha 21.082, saltando para 24.946.
Em Cafelândia eram 8.776 e subiu para 11.889, um acréscimo de 35% na frota, no entanto aumentou também o número de habitantes, passando de 16.020 em 2013 para 17.775 neste ano.
Toledo o número saltou de 81.006 para 100.031 veículos.
Em Cascavel eram 185.150 aumentando para 225.033 veículos
Segundo as estatísticas oficiais do Detran-PR, a frota de veículos no oeste do Paraná cresceu 12 vezes mais que a população nos últimos cinco anos, de 2013 a 2018.

 

Quarta, 19 Setembro 2018 09:49

Vale Verde FM entrega doações à UOPECCAM

No último dia (14), o Grupo de Jovens JAM  de Iracema do Oeste fez a entrega de 493 litros de leite e alimentos não perecíveis no estúdio dois da Vale Verde FM. As doações são para o Uopeccan – Hospital do Câncer de Cascavel.  E ontem (18), a emissora levou esta e outras  doações até a UOPECCAM em Cascavel.

Em 2017, os acidentes de trânsito causaram 35 mil 036 internações e custaram de R$ 48 milhões de reais em todas as capitais do país.

O número é menor do que o de 2016, que registrou 37 mil 890 acidentes e gastos de R$ 54 milhões de reais com internações.
Os dados fazem parte de um levantamento divulgado pelo ministério da Saúde.

Os acidentes de trânsito têm maior ocorrência entre os homens jovens, com idades entre 20 a 39 anos. As principais vítimas fatais são os motociclistas, seguidos pelos ocupantes de automóveis e pedestres.

FONTE- REDE NACIONAL DE RÁDIO

Quarta, 19 Setembro 2018 08:18

85% das crianças usam a internet

 

85 por cento das crianças brasileiras já usam a internet. São 24 milhões e 700 mil jovens entre os nove e os 17 anos de idade com acesso à rede. Os dados são de uma pesquisa, feita pelo comitê gestor da internet no Brasil.

Enviar e receber mensagens, assistir vídeos, ouvir músicas e usar redes sociais são os principais motivos para os jovens usarem a internet. Responsáveis por mais de 70 por cento dos acessos. Mais de 75 por cento deles também usam a rede mundial de computadores para fazer trabalhos escolares.

O levantamento mostrou que aumentou o número de jovens que usam a internet para ler e assistir notícias. Mais da metade das crianças e adolescentes se informa online.

Um dado preocupante é que 40 por cento das crianças já viram alguma forma de discriminação na rede. As meninas identificam mais o preconceito do que os meninos. A maioria dos casos é de racismo, seguido de preconceito com a aparência física e preferências sexuais.

FONTE- BR MAIS NEWS

 

 

A Polícia Civil de Assis Chateaubriand em conjunto com o SOE- Setor de Operações Especiais do Depen- Departamento Penitenciário, realizaram na tarde desta terça-feira, (18), uma operação no interior da cadeia local, onde 12 aparelhos de celular, vários carregadores, 4 pen-drives, duas serras e baterias de aparelhos de celular.
Conforme detalhes do delegado Lacerda, chefe da 48ª DRP, o setor de inteligência da Polícia Civil, havia recebido informação sobre a entrada de celular no interior do cadeião. Tanto é verdade que na semana passada vazou nas redes sociais um vídeo gravado numa cela chamada de “seguro”, onde estava um senhor de 74 anos acusado de estupro, após o ocorrido foi acelerado o pedido do trabalho do SOE. “Chegou até a esta autoridade policial, um áudio onde um detento falou com outro através de mensagem de voz, dizendo sobre o ocorrido com o idoso, e logo sabíamos que havia então mais de um aparelho” comentou o delegado Lacerda.
O delegado ainda informou que não houve excesso por parte do SOE. “Vai ser apurada a participação eventualmente de algum servidor que possa ter facilitado a entrada dos aparelhos, durante o trabalho quatro detentos cometeram crime de desacato e efetuaram ameaças a equipe do SOE e agora vão responder por estes delitos”, informou Lacerda.
Nas quartas-feiras acontecem as visitas e segundo informações, mesmo com a ação realizada nesta quarta-feira,(19), vai acontecer normalmente a visitação aos presos.

 

 

Mesmo em tempos de crise econômica, a frota de veículos do Paraná não para de crescer. Somente nos últimos 12 meses (comparando agosto de 2017 com agosto deste ano), 220 mil veículos passaram a fazer parte da frota estadual, que cresceu 3,03% no período, alcançando a marca de 7,48 milhões de veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Hoje, começa a Semana Nacional de Trânsito, com ações de conscientização até o dia 25 de setembro.
Entretanto, não é só de veículos novos que vive o trânsito do estado. Aliás, é justamente o contrário. É que 62,5% da frota corresponde a veículos fabricados antes de 2009, o que coloca o Paraná como o segundo estado com mais veículos “envelhecidos” (10 anos ou mais de fabricação), atrás apenas do Rio Grande do Sul (com 64,2%) e bem acima da média nacional, de 56%.
Ainda de acordo com o Denatran, a maior parte da frota paranaense é composta por veículos que possuem mais de 16 anos de idade – são 2,87 milhões de unidades fabricadas antes de 2002, o equivalente a 38,4% da frota.

Já os veículos que possuem entre 16 e 10 anos (produzidos entre 2002 e 2008) somam 1,801 milhão de unidades (24,1%), enquanto aqueles fabricados entre nove e cinco anos (2009 a 2013) respondem por 24,2% (1,808 milhão). Por fim, os veículos mais novos, produzidos entre 2014 e 2018 (e que, portanto, foram fabricados até quatro atrás) somam 1,001 milhão, o equivalente a 13,4% da frota.
Terceiro que mais emplacou em 2018

Embora possua uma das frotas mais envelhecidas do país, o Paraná tem sido um dos principais destaques do setor automotivo em 2018. Até agosto, foram emplacados 108.625 veículos no estado, com a média de 449 veículos novos por dia, segundo o Sistema Nacional de Registro de Veículos. Estão computados veículos de passeio, caminhonetes, caminhões, motocicletas e outros veículos.

O resultado paranaense, inclusive, é o terceiro mais positivo em todo o país, considerando-se os números absolutos. Até aqui, apenas os estados de São Paulo (443.074 veículos emplacados) e Minas Gerais (315.746) emplacaram mais veículos que o Paraná. A quarta posição fica com o Rio de Janeiro (92.628), que é seguido por Santa Catarina (90.915) e Rio Grande do Sul (89.404). O emplacamento de novos veículos teve seu auge entre os anos 2009 e 2013.

FONTE- BEM PARANÁ

 

Terça, 18 Setembro 2018 09:24

Anatel na cola dos celulares piratas

 

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, segue com o projeto celular legal, que a partir do próximo domingo passa a valer em mais 10 estados brasileiros, são eles: Matogrosso e Matogrosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Acre, Rondônia e Tocantins, Espirito Santo e Rio de Janeiro.

O projeto, que começou em Goiás e Distrito Federal, vem como combate ao uso de celulares piratas, adulterados e roubados, quem tem um aparelho nesta situação, vai receber mensagens da Anatel, avisando que ele será bloqueado, no caso dos dez estados que entram agora no programa, a data para o bloqueio dos celulares irregulares é o dia oito de dezembro. Até o momento, em Goiás e Distrito Federal, mais 40 mil bloqueios já foram feitos. Para saber mais, acesse www.anatel.gov.br/celularlegal.

FONTE- BR MAIS NEWS

 

Pagina 1 de 23