O Governo do Paraná iniciou nesta segunda-feira a Campanha de Vacinação nas Escolas. A ação vai até o dia 31 de maio e deve atender cerca de 2 milhões e 400 mil estudantes da rede pública e também alunos de colégios particulares.
A campanha envolve mais de 7 mil escolas públicas e 500 instituições privadas nos 399 municípios do estado.
Serão aplicadas vacinas contra gripe, febre amarela, Covid, HPV e outras, como a pentavalente, tríplice bacteriana e poliomielite. A vacinação acontece dentro das escolas, com autorização dos pais, e o cronograma será definido pelas equipes de saúde de cada cidade.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a campanha representa uma importante ação do governo para ampliar o acesso à vacinação dos estudantes.
O termo de consentimento e a apresentação da caderneta de vacinação são obrigatórios para a aplicação das vacinas nas escolas. Os pais ou responsáveis que não autorizarem a imunização deverão apresentar, no prazo de até 30 dias, a declaração de atualização vacinal emitida por uma unidade de saúde.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destaca o alcance da campanha e a prioridade para as vacinas consideradas essenciais.
A campanha já teve edições anteriores e, em 2024, uma mobilização semelhante verificou 495 mil carteirinhas de vacinação e aplicou quase 293 mil doses em escolas estaduais e municipais do Paraná. A expectativa é de que os números aumentem neste ano.