Assis Chateaubriand perdeu, na manhã desta quarta-feira (7), uma de suas grandes personalidades políticas na história do município: Nelson Boiago, ex-vice prefeito e presidente da Câmara de Vereadores por três vezes.
Aos 77 anos de idade, ele não resistiu à luta de anos contra um câncer e faleceu, por volta das 6h, no Hospital Policlínica de Cascavel, após ter seu quadro de saúde agravado, nos últimos dias.
Recentemente, ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Assis Chateaubriand, em homenagem pelos relevantes serviços prestados ao povo chateaubriandense como cidadão, político e esportista. O reconhecimento foi entregue no dia 5 de agosto de 2022, na Câmara Municipal.
VELÓRIO
O velório teve início às 13h30, na capela mortuária da Funerário Bom Samaritano. O sepultamento será realizado, nesta quinta-feira (8), no Cemitério Municipal Jardim da Paz, de Assis Chateaubriand.
QUEM FOI BOIAGO?
Nascido em Gastão Vidigal (interior de São Paulo), em 9 de dezembro de 1945, Nelson Boiago era pai de 5 filhos, frutos de dois relacionamentos. Ele chegou a Assis Chateaubriand em 1963 e seu primeiro emprego foi como motorista de caminhão. Antes de se tornar agricultor, trabalhou em sociedade com irmãos no comércio de tecidos e confecções, transportadora, compra e venda de cereais.
Na política, sua trajetória começou em 1977, quando foi eleito vereador, função pública a qual exerceu por 18 anos, em quatro mandatos. Nesse período, presidiu a Câmara Municipal por três vezes. De 2005 a 2008, foi vice-prefeito na gestão de Dalila José de Melo.
No esporte, Boiago foi presidente da Liga de Futebol de Assis Chateaubriand (LIFAC) e chegou a vice-presidência da Federação Paranaense de Futebol (FPF).
Atualmente, ele não exercia nenhum cargo político e dedicava seu tempo à família e escrevia na coluna semanal “Acredite se quiser”, do Jornal O Regional.