Curitiba (1º), Maringá (2º) e Cascavel (3º) foram os grandes campeões da 36ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). Esses são os vencedores na classificação geral final da competição, que teve as últimas modalidades disputadas de quarta-feira (30) a sábado (02), em Campo Mourão.
Realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), os jogos iniciaram em maio com mais de 11,6 mil participantes, de 287 municípios, número recorde da competição.
Nessa etapa, foram disputadas as modalidades de badminton, basquete, ciclismo, futsal, handebol, handebol de praia, natação, tênis, tênis de mesa, rugby e voleibol, tanto no masculino quanto no feminino.
Mais de 4,5 mil pessoas participaram das duas etapas da fase estadual – resultado do novo formato, com séries ouro e prata, aumentando significativamente a participação de atletas e municípios nas finais em relação a 2023 (2 mil participantes).
A série ouro foi composta pelos campeões da fase macrorregional (4), os três melhores colocados do ano anterior (3) e a equipe de Campo Mourão, como município-sede (1). A série prata foi formada pelos segundos (4) e terceiros (4) colocados da macrorregional.
Segundo o coordenador dos Jogos da Juventude, Agnaldo Luiz Baldo, os Jojups superaram todas as expectativas em 2024 graças ao sucesso do novo modelo.
“Todos os dados foram muito expressivos, esse é um formato que eu entendo que deve continuar por um bom tempo”, afirma.
Os resultados, além de boletins, grupamentos, programações, súmulas e classificações, podem ser acessados no documento oficial dos jogos (AQUI).