GERAL VERÃO 2025

Reforço policial e de bombeiros garante segurança dos veranistas no Noroeste

Forças de segurança estão operando tanto no patrulhamento quanto no resgate de quem precise de ajuda

12/01/2025 às 22h00 Atualizada em 16/01/2025 às 09h35
Por: Redação Vale Verde Fonte: AEN
Compartilhe:
Ricardo Ribeiro/AEN
Ricardo Ribeiro/AEN

Os municípios da região Noroeste do Paraná receberam um importante reforço no efetivo policial para a temporada do Verão Maior Paraná. Ao todo, 172 policiais militares, 26 da Polícia Civil e 66 profissionais do Corpo de Bombeiros, sendo 22 bombeiros militares e 44 guarda-vidas civis, estão atuando na região para garantir mais tranquilidade aos veranistas e moradores durante a temporada de verão.

Com uma equipe de segurança mais robusta distribuída pelos municípios da região, turistas podem curtir todas as atrações do Rio Paraná e dos balneários de água doce de Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena, Querência do Norte e Terra Rica.

A população que visita o Noroeste ainda encontra módulos policiais em todas as orlas, além de 24 postos de guarda-vidas distribuídas pelos municípios e uma delegacia-móvel que funciona 24 horas montada em Porto Rico, onde as ocorrências podem ser registradas.

“Nós estamos com uma temporada movimentada, especialmente na virada do ano, mas com poucas ocorrências. Todas que surgiram foram bem controladas, garantindo um verão seguro para quem está na região para descansar”, afirmou o delegado responsável pela primeira fase da operação Verão Maior Paraná no Noroeste, Diego Coelho Antunes Ribeiro.

Em praticamente um mês de temporada, foram abertos 16 inquéritos policiais para averiguar crimes cometidos na região, com quatro autos de prisão em flagrante – um por tentativa de homicídio, um por tráfico de drogas e outros dois por embriaguez ao volante.

O resultado é fruto de um amplo trabalho de prevenção feito de maneira integrada pelas forças de segurança na região, desde a patrulha ostensiva pelos municípios até distribuição de pulseirinhas para crianças não se perderem das suas famílias.

“Está tudo muito organizado e bem orientado aos turistas. É meu primeiro ano aqui e achei muito bom que está tudo bem tranquilo. Com certeza vou voltar outras vezes para passar mais tempo”, disse a estudante Sara de Andrade Souza, moradora de Peabiru.

BANHISTAS

O atendimento aos banhistas também está reforçado na região. O Corpo de Bombeiros está com um efetivo quase 20% maior neste ano em relação à temporada passada, com postos de guarda-vidas espalhados por 33 quilômetros da costa do Noroeste e das prainhas das ilhas do Rio Paraná. O objetivo é garantir um lazer mais seguro aos banhistas da região.

“Nós aumentamos o efetivo para dar mais atenção à população. Em toda a temporada, até o momento, a nossa estimativa é que 136 mil pessoas vieram aproveitar as nas nossas prainhas. É um público muito grande, por isso é preciso que, mesmo com uma equipe de bombeiros reforçada, os visitantes sempre aproveitem o rio com bastante atenção”, afirmou o tenente Jean Carlos da Silva, responsável pela operação Verão Maior Paraná na Costa Noroeste.

Por isso, os turistas sempre devem seguir as placas e bandeiras de orientação que indicam os locais próprios e seguros para banho. Também é recomendável só entrar no Rio Paraná nas áreas de observação dos guardas-vidas. Mesmo que não sofra com a interferência da maré, como acontece nas praias do litoral, o nível do rio também se altera, o que exige atenção redobrada dos banhistas.

“Estamos em uma semana em que o rio está bem cheio, por conta do clima. Isso faz com que a correnteza fique mais forte e que muitos pontos estejam mais profundos do que os banhistas estão acostumados, então é preciso sempre estar muito atento”, explicou o tenente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários